Total de visualizações de página

12 de junho de 2011

JIG PARA TUPIA>

JIG PARA TUPIA.

tupia

Significado de Tupia

s.f. Máquina para fazer molduras e entalhes.

Para quem gosta de ter como Rob a marcenaria a tupia e uma ferramenta extremamente útil porem muito perigosa, eu estou começando a aprender a usar a tupia em meus trabalhos de madeira. Para facilitar nossas vidas existem centenas de JIG para ser usada com ela, infelizmente não esta disponível para a terra de PINDORAMA, quando sim os preços são extremamente altos tornando o Rob um pesadelo.
Por isto temos que ser criativo ao estremo criar e copiar o Maximo de JIG possíveis para torna nosso Rob mais fácil ai vai um JIG fácil de fazer e de extrema aplicação em nossas oficinas.
Segue um jig fácil de fazer e bem útil:
IMPORTANTE:
Sempre usar os EPIS necessário para cada tipo de ferramentas.


Tabua de carne, no meu caso esta ia ser jogada fora.


Fazer dois rasgos paralelos aproveitando o máximo a largura da tabua:

Fazer um furo central diâmetro o melhor que atender.

Cortar as guias no meu caso feito de madeira.

Prender a base da tupia na tabua, no meu caso uma PORTER CABLE 1001.


 Colocar a tupia no meu caso uma 
Porter Cable 6902 1-3/4


Bom trabalho.

Segue um video passo a passo.













Um comentário:

  1. Cara antes de mais nada parabens pela criatividade, e voce nao vai acreditar mais tava justamente procurando um jig que me desse uma ideia de como fazer um friso na madeira onde vou colocar um vidro ( é uma lateral de uma cristaleira) e a sua ideia era justamente o que eu to precisando, valeu...

    ResponderExcluir