Total de visualizações de página

12 de novembro de 2013

Saúde do Homem

Novembro Azul (Movember) é um campanha de conscientização no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.
No Brasil, doença é uma das principais causas de mortes entre os homens.
O câncer de próstata é o 6º tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens e as  taxas são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.
Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

Principais sintomas
A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.
Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.
Exames

O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito e o PSA. Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo.
Prevenção:
Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer.
Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
É fundamental também, homens com 40 anos ou mais reservarem um dia em sua agenda para a realização do exame anual. Ele é essencial para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, fator decisivo para o sucesso do tratamento.

Saiba como reduzir o risco de câncer de próstata em até 47%


No mês de Outubro, ouvimos muito sobre como as mulheres podem diminuir o risco de câncer de mama. Hoje, porém, vamos conversar sobre os homens, abordando dois grandes estudos recentemente publicados. Essas pesquisas mostram que se os homens seguirem, pelo menos, cinco das seis recomendações apresentadas em relação à dieta e ao estilo de vida, reduzirão significativamente o risco de câncer de próstata.
Exceto o câncer de pele, o tumor na próstata é o tipo mais frequente entre o sexo masculino. Um em cada seis homens será diagnosticado com câncer de próstata ao longo de sua vida.
O primeiro estudo, apresentado no Congresso Europeu de Câncer, em setembro, envolveu cerca de 46 mil homens, acompanhados pelos cientistas durante 25 anos de pesquisa. Os resultados mostraram um risco 39% menor de câncer de próstata entre aqueles que seguiram ao menos cinco do total de cuidados (que listamos abaixo) sugeridos. Um estudo semelhante, embora um pouco menor, acompanhou 21 mil homens e revelou uma impressionante redução do risco do câncer de 47%.
Abaixo listamos as seis recomendações feitas aos sujeitos participantes das pesquisas, além de outros cuidados, que certamente ajudarão os homens a se cuidarem melhor.
1) Não fume.
2) Reduza a ingestão de carnes vermelhas processadas, como frios, salsichas e bacon.
3) Coma mais tomates, especialmente cozidos, ou o molho. Ao serem cozidos, os tomates liberam maior quantidade do antioxidante licopeno, o qual, acredita-se, seja a principal substância de prevenção a esse câncer.
4) Coma mais peixes gordurosos. O salmão é a melhor escolha. Tente encontrar peixes de fontes de água não contaminadas, se puder.
5) Exercite-se regularmente.
6) Mantenha o seu peso equilibrado, isto é, mantenha o Índice de Massa Corporal (IMC) abaixo de 30. Células de gordura em excesso no nosso organismo podem disparar processos inflamatórios, que podem provocar o câncer.
Outros fatores já estudados como sendo benéficos na prevenção ao tumor da próstata, mas que não fizeram parte desses dois estudos, são:
7) Tenha orgasmos regulares. Homens que têm mais de 21 orgasmos por mês mostraram ter um risco 30% menor de câncer de próstata do que os homens com sete ou menos por mês. Parece que a “limpeza” regular da próstata é benéfica.
8) Beba várias xícaras de café por dia. O café, que contém muitos antioxidantes, possui propriedades anticancerígenas, como também ajuda a reduzir o risco de demência e de outras doenças neurológicas.
9) Evite os ácidos graxos trans. Encontrados em muitos assados ​​comerciais, eles são o pior tipo de gordura existente. Causam um maior nível de inflamação no corpo e aumentam significativamente o risco de ataque cardíaco.
Portanto, quanto mais dessas recomendações você seguir, menor será o seu risco de desenvolver câncer de próstata.



Fonte: http://www.brasil.gov.br/saude/2013/11/novembro-azul-alerta-para-a-importancia-do-diagnostico-precoce-do-cancer-de-prostata
http://www.procuramed.com/maissaude/doencas/saiba-como-reduzir-o-risco-de-cancer-de-prostata-em-ate-47/

Nenhum comentário:

Postar um comentário